segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

Ecologia

   Ecologia: É a ciência que estuda as interações entre os organismos e seu ambiente, ou seja, é o estudo científico da distribuição e abundância dos seres vivos e das interações que determinam a sua distribuição. As interações podem ser entre seres vivos e/ou com o meio ambiente.
   Ecologia, também é, o ramo das ciências humanas que estuda a estrutura e o desenvolvimento das comunidades humanas em suas relações com o meio ambiente e sua conseqüente adaptação a ele, assim como novos aspectos que os processos tecnológicos ou os sistemas de organização social possam acarretar para as condições de vida do ser humano.
   Qual é a diferença entre ecologia, engenharia ambiental e gestão ambiental?
   Ecologia é um curso essencialmente biológico; diferentemente de Engenharia Ambiental e de Gestão Ambiental, que são de cálculo e de administração, respectivamente. 
   A Ecologia é uma área de conhecimento da ciência, da inter-relação dos seres vivos e do meio físico. Já o gestor ambiental desenvolve e executa projetos que visam à preservação do meio ambiente. E o engenheiro ambiental cria e aplica tecnologias para preservar a qualidade da água, do ar e do solo.

   
Mercado de trabalho: Mudanças climáticas, crise de água, maior rigor nas leis ambientais e preocupação com a sustentabilidade são realidades que aumentam a demanda pelo bacharel. Empresas de diversos setores têm procurado cada vez mais o profissional para melhorar seu desempenho ambiental, fazer gestão ambiental e preparar a empresa para obter a ISO 14.000. Nesse caso, ele pode trabalhar contratado ou prestar consultoria como autônomo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário