segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

Tipos de Engenharia

   Engenharia Agrícola: São as técnicas e os conhecimentos empregados no gerenciamento de processos agropecuários. O engenheiro agrícola projeta, implanta e administra técnicas e equipamentos necessários à produção agrícola. Planeja métodos de armazenagem e constrói silos, armazéns e estufas. Leva ao campo soluções inovadoras e eficazes para melhorar a produção, sem se descuidar do desenvolvimento sustentado da agricultura. Atua em todas as etapas do agronegócio, do planejamento da produção à comercialização do produto.
Curso   Mercado de Trabalho: O Brasil é tradicionalmente um dos maiores produtores de alimentos do mundo. E as perspectivas para o futuro são extremamente favoráveis: estudo divulgado neste ano pelo Ministério da Agricultura, em parceria com a Embrapa, mostra que nos próximos anos o país deve se tornar o maior fornecedor mundial de alimentos.

   Engenharia Ambiental e Sanitária: 
   É o ramo da engenharia voltado para o desenvolvimento econômico sustentável, que respeita os limites de exploração dos recursos naturais, e para o projeto, a construção, a ampliação e a operação de sistemas de água e esgoto. O engenheiro que atua nessa área desenvolve e aplica as mais diferentes tecnologias para proteger o ambiente dos danos causados pelas atividades humanas. Sua principal função é preservar a qualidade da água, do ar e do solo.
Para isso, planeja, coordena e administra redes de distribuição de água e estações de tratamento de esgoto e supervisiona a coleta e o descarte do lixo. 

   Mercado de Trabalho: Graças à crescente preocupação com questões ambientais, o mercado está bastante aquecido para esse engenheiro. O governo federal aumenta os investimentos em obras de saneamento, e as empresas contratadas para isso têm enorme demanda pelo especialista na área. O especialista em tratamento de efluentes industriais também tem boa chance de colocação no setor publico e privado.


   Engenharia Cartográfica: É o ramo da engenharia que capta e analisa dados geográficos para a elaboração de mapas. Com base em pesquisas de campo e cálculos, esse engenheiro planeja, orienta, dirige e supervisiona o levantamento, a análise e a interpretação de aspectos geográficos e físicos de uma região para produzir mapas e cartas impressas ou digitais. 
   Mercado de Trabalho: As prefeituras municipais, principalmente de cidades do interior, costumam requisitar bastante esse profissional. Ele é solicitado para atividades como fazer o cadastro técnico rural e urbano do município e também para atualizar sistemas cadastrais para a cobrança do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU). Este Professional é bem procurado.
   Engenharia Florestal: É o ramo da engenharia voltado para o estudo e o uso sustentável de recursos florestais. O engenheiro florestal avalia o potencial de ecossistemas florestais e planeja seu aproveitamento de modo a preservar a flora e a fauna. Pesquisa e seleciona sementes e mudas, identifica e classifica espécies vegetais e procura melhorar suas características, analisando as condições necessárias a sua adaptação ao ambiente.

   Mercado de Trabalho: Nas indústrias de base florestal, em especial nas de papel e celulose, móveis, compensado e carvão, cresce a procura pelo especialista em tecnologia de produtos florestais. Outros nichos que vêm se expandindo são o comércio de produtos florestais, a gestão de viveiros florestais e a coleta, o estoque e a transformação do lixo urbano e industrial. Prefeituras de todo o país buscam o graduado para cuidar da arborização urbana. O profissional pode atuar ainda como assessor técnico de ONGs. 

   Engenharia de pesca e aquicultura: É o setor da engenharia voltado para o cultivo, a captura e a industrialização de organismos aquáticos. O engenheiro de pesca estuda e aplica métodos e tecnologias para localizar, capturar, beneficiar e conservar peixes, crustáceos e frutos do mar. Suas atividades básicas são o planejamento e o gerenciamento das atividades pesqueiras voltadas para a industrialização e para a comercialização do pescado. Em aquicultura, atua na criação e na reprodução de peixes, crustáceos e moluscos em cativeiro. Dimensiona e implanta fazendas aquáticas em lagos, rios, barragens e no oceano.
   Mercado de Trabalho: São boas as perspectivas para o engenheiro de pesca e aquicultura no Brasil. O país tem uma extensa costa e um grande potencial para o cultivo, a exploração e a captura de peixes, mas a mão de obra especializada ainda é escassa.


Nenhum comentário:

Postar um comentário