terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

Todos necessitam de ........... Água

   Tem muita Água no planeta Terra? Abundante, ela ocupa quase 70% da superfície da Terra. No entanto, menos de 3% corresponde a água doce. 
E desse total, menos de 1 % constitui a reserva de água potável, 
presente no subsolo, nos rios e outros cursos de água. 
   A estimativa divulgada pela Organização das Nações 
Unidas (ONU) em 2009 dá conta de que aproximadamente 
3 bilhões de pessoas no planeta sofrerão com a escassez de
 água em 2025. Em outras palavras, repensar o uso e preservar
 esse precioso líquido é uma questão de sobrevivência.
   Como cuidar da nossa Água? 
   Poluição e desperdício, a importância do saneamento e do tratamento das águas, as doenças de transmissão hídrica, os cuidados básicos de higiene e limpeza, saúde, prazer e lazer, aparecem como itens desse verdadeiro manual sobre a água, que termina apresentando dez mandamentos do consumidor consciente. Confira:
   1. Reutilize a água sempre que possível.
   2. Programe a máquina de lavar de acordo com a situação real das roupas: só as muito sujas requerem dois enxágues  Procure também lavar todas as peças de uma única vez, na capacidade máxima da máquina.
   3. No verão, evite regar as plantas entre 9 e 17 horas, quando o processo de evaporação é mais intenso. No inverno, regue em dias alternados.
   4. Restos de produtos tóxicos como tinta, polidores de metal e móvel, naftalina e óleo, não devem ser descartados na pia, no ralo ou no solo, pois contaminam os lençóis freáticos.
   5. Além de reciclar os materiais, repense o uso daquilo que é essencial na hora de comprar.
   6. Prefira produtos de limpeza que não degradem o meio ambiente. Água e sabão são suficientes para limpar a maioria dos ambientes e objetos da casa.
   7. Procure não levar animais de estimação à praia porque eles transmitem doenças por meio da água ou da areia.
   8. Verifique se o hidrômetro (relógio de água) de sua casa tem vazamentos. 
   9. Para quem mora em edifício, vale propor o sistema para que cada condômino pague pelo seu consumo, ao invés da divisão igualitária entre todos. Isso estimula os muito gastadores a diminuir seu consumo.
   10. Evite comprar alimentos embalados em plástico ou isopor (que demandam grande gasto de água). E prefira transportá-los em sacolas próprias de lona ou pano.
   Quais são os três setores que gastam mais água?
   Como precisamos de muita água para produzir, a agricultura e a industria são os maiores consumidores de água. O terceiro maior consumidor de água do planeta é o consumo doméstico, ou seja a utilização da água por parte dos mais de 6 bilhões de pessoas que habitam a Terra.
Em varias partes do mundo , rios, lagos e lençóis freáticos estão sendo "sugados" para poder atender ao consumo de água que, a cada dia, cresce mais.
   "É preciso diminuir o consumo para que a situação não se torne ainda mais crítica!"
                                                  

Nenhum comentário:

Postar um comentário